Tenhas Mais Comentários em Seu Blog

Quase seis anos atrás quando eu criei um dos meus primeiros blogs (que não durou mais que dois meses) senti grande dificuldade em permanecer postando e fazendo artigos interessantes. Isto porque ao criar o blog, eu tinha em mente muitas visitas e comentários de forma rápida e exuberada. Com muitos blogs por água a baixo e muitos alto e baixos no mundo internauta, compreendi que o tempo e o conteúdo são grandes aliados neste mundo novo, a internet.

Uma coisa é certa, programas, sites, links, o que seja... Qualquer coisa que lhe diga que conseguirá um número estupendo de leitores está fora de questão, e pode ter certeza que é vírus ou alguém querendo se aproveitar de pessoas desavisadas, pois estas coisas não existem. A primeira coisa que todo blogueiro deve ter em mente é que na internet assim como na vida real, nada é fácil e muito menos de graça. E nem todo custo é em dinheiro, mas sim em tempo e dedicação.



Agora que os avisos iniciais foram dados, vou chegar com as dicas para se ter leitores que comentem:

  • Os Posts
Tenha sempre posts atualizados e com conteúdo. Se for escrever sem ter o que falar nem adianta, porque na próxima vez menos leitores irão conferir suas novidades, e menos leitores é o mesmo que menos possibilidades de comentários. Não precisa ser um gênio para construir posts bacanas e que interesse a todos, basta se informar sobre o assunto e colocá-lo com suas palavras.
Jamais copie post de algum outro site, mesmo se for dar os devidos créditos. O Google não aceita isto e poderá até mesmo desconsiderar o seu blog das buscas, sem falar que é totalmente sem ética. Caso goste de algum post que viu por aí, coloque o link do post em seu blog e faça um comentário sobre o que achou do post e porque seus leitores também gostarão dele.

  • Leitores
Foque-se em atrair leitores. No começo serão raros os comentários já que a média é de 5% de comentários conforme as visualizações diárias que você possui. Deu para entender que as pessoas preferem ler a comentar, não é mesmo?
Não é fácil ter leitores, as pessoas são muito ocupadas e querem informações ou coisas que as entretenham. Geralmente falar sobre o dia a dia e quantos pelos sua cachorrinha perdeu não renderá muita coisa.

  • Comentários
Comente nos blogs de seus amigos, ou blogs que você conhecer por aí, e assim eles conhecerão seu blog e além de passarem a ser seus leitores, terão grandes chances de serem seus comentaristas.
Sempre responda os comentários recebidos. É muito chato e sem ética quando você pergunta alguma coisa ou faz um comentário esperando uma resposta e após alguns dias está tudo na mesma.
Tenha também um sistema de comentários atualizado, já que o do Blogspot é muito limitado, recomendo o Disqus. Com ele é fácil responder os comentários de seus leitores, e mais prático para seus leitores comentarem.

  • Interativo
Torne seu blog um lugar mais atrativo. Saiba quem é o seu público (adolescentes, adultos, homens, mulheres, artistas, empresários, etc...) e invista neles. Por exemplo: seu público são jovens de ambos os sexos, então certamente não possuem uma carreira fixa ainda, e por isto podem interessar-se tanto em notícias do mundo da moda, do mundo musical, quanto a post de entretenimento, como dicas para jogos, dicas de lugares para sair, de lojas online para fazer compras, etc...
Aproveite e faça alguma pergunta aos seus leitores no final do blog incentivando-os a comentar. Vale até mesmo perguntar a opinião deles.

Acima de tudo tenha paciência e ame seu blog, o tempo e o conteúdo trazem os leitores dos nossos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário