Certificado de Conclusão do Ensino Médio pelo ENEM; Saiba como!


O assunto espalhou-se rapidamente. É possível retirar o seu certificado de conclusão do ensino médio através do ENEM. Porém as dúvidas são grandes, e o objetivo deste artigo é orientar e esclarecer aos estudantes interessados em retirar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.


Existem algumas regrinhas básicas e muito simples de serem compreendidas:

O Certificado não é fornecido pelo INEP como muitos pensam, e sim através da ligação entre o MEC e as secretarias estaduais de educação e outras instituições informadas pelo INEP. Isto acontece pois os resultados do ENEM ficam armazenados no banco de dados do INEP por até dois anos, para que as instituições possam acessá-los e assim, retirar o seu certificado.

Mas fique atento, nem todos poderão retirar o seu certificado! O principal motivo é que o estudante, na hora da inscrição, habilitou a opção de obtenção do Certificado do Ensino Médio através do ENEM. E mais, devem ter no mínimo 18 anos de idade no dia da realização da primeira prova do ENEM, e obter o mínimo de 400 pontos em todas as áreas do conhecimento e 500 pontos na redação. Não precisa ter estudado em escola pública.

O próprio estudante quem deverá dirigir-se às secretarias que o INEP indicar para retirar o seu certificado!

É possível também obter uma declaração de proficiência nas áreas que obtiveram a nota mínima exigida. Estas declarações permitem que utilizem esta nota para cursos que exigem a proficiência, como por exemplo, supletivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário