Cuidados a serem tomados na internet, redes sociais


Este artigo fala sobre a importância de se manter reservado e as consequências que a exposição demasiada na internet pode gerar. É muito importante que todos leiam para se manterem informados e saber como evitar golpes, ataques, etc.

A maioria dos internautas são jovens e muitos deles utilizam o mundo internáutico desde crianças. Isto causa uma confiança e segurança que eles criam com a internet, acham ser um mundo seguro para ser quem você sempre quis ser, para fazer novos amigos, para compartilhar a sua vida.
Mas não é bem assim que as coisas são. Assim como na vida real, na internet existem pessoas de todos os tipos, e você nunca sabe realmente com quem está falando. Utilizar a internet e se expor através dela é mais perigoso do que se imagina, e em alguns casos, mais perigoso do que conversar com um estranho na rua.

Ao aceitar um desconhecido em sua rede social ele pode:

a) ficar de olho em seus dados pessoais, informações, etc.

b) iniciar uma conversa

No caso de a), você esquecerá que adicionou tal pessoa dentro de dois dias a uma semana, mas ela continuará lhe vigiando secretamente. Isto pode parecer divertido, sentir-se importante por estar sendo vigiado, mas não é. É perigoso. Podem usar teus dados para criarem contas falsas em seu nome (falsidade ideológica), difamarem o seu nome (bullying), te perseguirem para o plano de um crime.
Estas coisas podem parecer absurdas, ridículas e irreais, mas não são. Diariamente aparecem nos jornais casos de assaltos, sequestros, ameaças, etc. E estas coisas possuem ajuda da internet e das informações que você adiciona.

No caso de b), a pessoa ao ver suas redes sociais saberá mais ou menos o seu perfil e uma boa forma de iniciar uma conversa. Assim você passa a ser amigo de alguém que lhe adicionou por acaso ou porque lhe achou linda, e rapidamente a pessoa passa de desconhecido para amigo. Isto é muito grave. Poderá lhe dar ótimos conselhos de início, dizer que te entende, que passou pelas mesmas coisas que você. Ao agravar da amizade, um encontro será concedido e é nesta hora que o perigo realmente acontece.
A pessoa pode lhe induzir a pensar e agir de formas diferentes que o normal, introduzir novos conceitos que não fazem parte de sua vida e isto irá afetar a sua rentabilidade no estudo, no trabalho e em casa.

Mas não vamos ser tão críticos, não podemos nos isolar! Existem soluções para que se use a internet de forma o mais tranquila e segura possível.


Tome as seguintes providências sempre:

• Compartilhe a sua vida pessoal na internet! Você pode. Mas em redes sociais onde você pode escolher quem visualiza as suas postagens, como por exemplo o Facebook. No Facebook você pode criar grupos de amigos seletivos e escolhe quais são as visualizações pessoais e públicas.

• O Twitter é muito público, por isto é aconselhável apenas para expor coisas banais como o próximo show da sua banda preferida, uma foto engraçada que espalhou na internet, etc.

• Não aceite qualquer pessoa, ou melhor, não aceite desconhecidos estranhos. Se alguém te adicione e possui um perfil com pouco movimento, poucos amigos, poucas fotos, é provável que seja um perfil falso. Se a pessoa não possui amigos em comum, é muito, muito improvável que tenha alguma ligação com você.

• Na hora de aceitar novos amigos, confira os gostos da pessoa, os tipos de pessoa que ela se relaciona. Sempre pense "É este tipo de amizade e de pessoa que eu desejo no meio de meu círculo de amizade"?

• Converse com alguém mais velho que você e de sua confiança se tiver dúvidas quanto quem é a pessoa ou se a conversa de vocês tomar um rumo estranho.

• Jamais vá a encontros de amigos virtuais em locais parados e sozinha, e que a sua companhia seja sempre mais forte do que você. Não esqueça de avisar alguém de sua confiança que está indo ao encontro.

• Preze pela sua privacidade. Se você deseja ter conteúdo para lotar suas redes sociais, descubra algo que você gosta, como esportes radicais, literatura, cupons de descontos, tutoriais, dicas de jogos onlines, política, humor, etc.

• Você terá muitos fãs, seguidores, curtidas, etc, se colocar algo de utilidade para todos. Os seus amigos e familiares podem adorar suas fotos iradas, mas não é isto que atrai as pessoas (a não ser que você seja um modelo) e você ainda se priva de expor informações pessoais.

• Existem muitos perfils por aí, mas pouquíssimos contém coisas de utilidade, e são estes poucos que são os mais "quentes" e falados. Se quer que compartilhe e comentem sobre suas coisas, diga coisas úteis, dê conselhos, dicas, truques, manias, etc. Conte sobre uma receita nova que você inventou.

Perceba como é fácil ter uma vida internáutica ativa sem correr riscos e ainda obter um maior número de fãs, curtidas, compartilhamentos, etc. Basta ficar sempre atento nas coisas que você publica e nas pessoas que você se relaciona. Esta é a chave!

Nenhum comentário:

Postar um comentário