Cinco Motivos Financeiros Para Fazer o ENEM

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1988, mas apenas a poucos anos atrás que foi tido como obrigatório pelo governo, escolas e universidade. Fica sempre aquela dúvida sobre se é realmente importante e quais os danos de não fazer a prova.

Algumas universidades aceitam novos alunos que não fizeram o ENEM, mas fique atento e saiba quais são, pois diversas outras tem como pré requisito a sua nota no ENEM.


Muitas pessoas me perguntam porque é necessário fazer o ENEM; este não deveria ser o ponto principal, afinal a prova é gratuita para os de baixa renda que comprovem isto e para quem está estudando em escola pública.


Se você pode fazer a prova, o melhor de tudo é que faça, conhecimento nunca é de mais. Mas aqui eu deixo cinco motivos financeiros para você fazer a prova do ENEM e sentir-se motivado:
  • Em algumas faculdades particulares, a sua nota no enem vale desconto na mensalidade ou isenção da taxa de inscrição.
  • Algumas universidades privadas substituem a prova do vestibular pela nota que você tirou no ENEM, fazendo uma média. Neste caso é necessário fazer apenas a redação.
  • Quem deseja a bolsa ProUni é obrigado a fazer o ENEM, e sua classificação na bolsa depende da nota tirada na prova.
  • Use-o como um auto-avaliador e um simulador de vestibulares, assim seja capaz de descobrir seus pontos fracos e pontos fortes e não gaste com cursinhos pré-vestibulares.
  • Algumas universidades exigem que o futuro aluno tenha feito a prova do ENEM e esta faça parte da primeira etapa do vestibular.


Obs: Informe-se a respeito das faculdades particulares que você deseja estudar e veja quais estão de acordo com a lista acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário