Espinhas e a Alimentação

É só falar em espinhas que todos pensam nos chocolates e gorduras consumidas, e esquecem que este é um problema de início hormonal, que na adolescência se torna mais constante, e o problema continua na fase adulta em algumas mulheres.

Isto acontece no rosto e costas, porém algumas vezes quando os hormônios estão muito desregulados ou fora de controle, chegam a ter espinhas nos braços, glúteos e coxas que deixam cicatrizes ou marcas profundas.


E mesmo a alimentação não sendo o foco do problema, ela pode influenciar e muito para que as espinhas fiquem em maior quantidade em nosso organismo. Alimentos gordurosos e com muito açúcar aumentam a oleosidade da nossa pele. Por isto vale a pena evitar alimentos gordurosos, iodados, vitamina B12 e diminuir o consumo de leite.

O melhor é ter uma dieta cheia de fibras e proteínas para controlar as espinhas. Use e abuse de couve, brócolis, espinafre, pimentão, cenoura, melão, abóbora, manga, mamão papaia, etc... O efeito anti-inflamatório da vitamina C é bem vindo, assim como a vitamina B6 que auxilia no controle hormonal, e estes são encontrados em cereais integrais. A fibras são facilmente dispostas em vegetais e frutas.

Nada comprova que o chocolate tem uma ligação com as espinhas, porém vale a pena lembrar que ele é cheio de gorduras e açúcares, o que devemos evitar neste momento!

Tome chá verde, pois ele atua como anti-inflamatório, assim como a vitamina C, além de acelerar o metabolismo, ajudando a retirar as gorduras. Lave o rosto diariamente com água fria e use muito bloqueador solar para peles oleosas.

Um comentário: